terça-feira, 19 de outubro de 2010

BULLYING



Podemos perceber no contexto escolar que a violência aumenta a cada dia e o fenômeno conhecido como bullyng se manifesta de forma gritante entre os alunos com agressões físicas e verbais, ameaças, brigas, chantagens, apelidos, trotes, roubo, racismo e muitas vezes com abusos sexuais.Visto isto, os professores Adilsom Miranda ,Roberto Durval , Claudete J. Santos e Alenilde Santos , propuseram a elaboração de um projeto que pudesse informar, identificar, prevenir e combater qualquer tipo de violência, principalmente o bullying, entre o grupo discente da Escola Municipal Manoel Novais , pois, tanto vítimas, quanto agressores envolvidos com bullying precisam de esclarecimentos, estudos e reflexões sobre o quanto é prejudicial para a saúde humana este tipo de violência que permeia os ambientes escolares.
Como educadores, devemos e podemos colaborar, através deste projeto, para identificar a presença deste fenômeno bullyng ,assim como a prevenção do mesmo em nosso ambiente escolar, tornado-o, assim, um espaço de trocas e interações, onde as relações entre os estudantes sejam significativas e de aprendizado para todos.
Os educadores foram felizes, pois foi notado que todo o conteúdo abordado em todas as turmas surtiu um efeito positivo, pois alguns alunos que praticavam algum tipo de Bullying, sem nação do que seria, prometeram rever suas práticas e isso é gratificante aos olhos dos educadores que estão vendo que parte de seus objetivos foram alcançados.


Fotos




























quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Parabéns Professor(a)

Homenagem ao Professor

As bolas de papel na cabeça,Os inúmeros diários para se corrigir,As críticas, as noites mal dormidas...Tudo isso não foi o suficientePara te fazer desistir do teu maior
sonho:Tornar possíveis os sonhos do mundo.Que bom que esta tua vocaçãoTem despertado a vocação de muitos.Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,Quando em seu dia-a-diaTantas dificuldades acontecem.A rotina é dura, mas você ainda persiste.Teu mundo é alegre, pois vocêConsegue olhar os olhos de todos os outrosE fazê-los felizes também.Você é feliz, pois na tua matemática de vida,Dividir é sempre a melhor solução.Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapidaO teu coração a cada dia,Dando-te tanto prazer em ensinar.Homenagens, frases poéticas,Certamente farão parte do seu dia a dia,E quero de forma especial, relembrarA pessoa maravilhosa que você éE a importância daquilo do seu ofício.É por isto que você merece esta homenagemHoje e sempre, por aquilo que você éE por aquilo que você faz.Felicidades!!!

VISITANDO O CAPS AD


No último dia 27/09/10, os alunos do 9º ANO B visitaram o CAPS AD (Centro de Atenção Psicosocial – Álcool e Drogas), na cidade de Jacobina. O objetivo dessa visita foi a culminância do projeto desenvolvido durante a III Unidade,pela professora Elexandra Lacerda, na disciplina de Editoração, sobre as DROGAS.
A visita aconteceu no dia em que o CAPS AD completava 4 anos de muito trabalho, responsabilidade, e com certeza, redução de danos.
Lá os alunos foram recepcionados pela terapeuta e encaminhados para a orientação da psicóloga Renata, que mostrou os cômodos do local, os trabalhos feitos pelos internos e, ao lado de alguns deles, explicou o funcionamento, as causas que podem levar ao uso das drogas e as conseqüências.
Para finalizar a visita, os alunos assistiram a uma apresentação da FILARMÔNICA e saborearam o lanche oferecido pelo CAPS AD.
FOTOS








































































AULA SHOW


Nos dias 20e 21 de setembro de 2010, os alunos do 9º ano B e C, apresentaram uma aula show para as turmas do 8º ano C e D, com a temática DROGAS. Os alunos que antes foram público dos alunos da NEI, a realizaram com sucesso.
Eles contaram com o auxílio de slides, depoimentos, músicas, vídeos e fotos que enriqueceram as aulas.
O objetivo das turmas era alertar sobre os perigos causados pelo uso de drogas. Objetivo esse, alcançado com mérito.
Parabéns meus queridos, sempre acreditei no potencial de vocês.

Pró Elexandra

Fotos