segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia dos Professores

No dia 11 de outubro reuniu no colégio Joaquim Valois os professores, direção e demais funcionários dos colégios Manoel Novais, Arthur Miranda e Joaquim Valois para comemorarem o dia do professor.
O primeiro momento foi ministrado pela secretaria de educação do município, Patrícia Maia que falou da importância do professor para a sociedade. Em seguida os alunos do 8º Ano A cantaram uma paródia de sua autoria que mais uma vez mostrou a importância do mestre, emocionando a todos. Os professores presentes também foram presenteados com um vídeo de depoimento de alguns alunos e com uma medalha de honra ao mestre. Durante toda a tarde os presentes saborearam um delicioso churrasco, salgados, bolos e um show musical ao vivo.
Sabemos que os professores ensinam todos os dias. Preparam aulas. Explicam o que tem de ser aprendido. Supervisionam os exercícios dos alunos. Checam os resultados. Aprendem a conviver com sua classe. Modelam e influenciam comportamentos, ensinando às crianças e aos jovens a consciência de seus deveres, formas de convívio social, valores e normas. Por esses e outros motivos no dia 14 de outubro, os alunos da Escola Manoel Novais, dando continuidade a festa realizada no dia 11 de outubro, homenagearam seus professores em sala de aula, fortalecendo os laços de amor , fraternidade e respeito existente entre o educando e o educador.




FOTOS























quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ANIVERSÁRIO DO MANOEL NOVAIS

Dia 28 de setembro a Escola Manoel Novais completou 42 anos de fundação e vem construindo ao longo destes anos a sua própria história, com uma enorme capacidade de resolver os seus problemas, prestando um bom serviço de ensino e educação aos alunos, cultivando um ambiente social tranquilo, resgatando a transmissão de valores e promovendo o dinamismo cultural.
A escola é muito importante para todos nós, aqui temos profissionais dedicados: Direção, coordenação, orientadores, professores e funcionários que realizam as atividades escolares com muita responsabilidade, respeito, carinho e amor a vida, além de se preocuparem em construírem cidadãos mais solidários, verdadeiros e felizes.
No dia de seu aniversário os alunos Fizeram uma homenagem com várias apresentações, demonstrando carinho, respeito e dedicação por todos que fazem parte dessa escola.
Afortunados somos por termos a Escola Municipal Manoel Novais!


FOTOS

PRÁTICA DA LEITURA E ESCRITA

A Importância atual, milhões de informações chegaram ate nós diariamente. Pense um pouco, por exemplo, no seu cotidiano. Do o momento em que você acordar até a hora de dormir. Sem perceber, a todo instante, você é desafiado a conhecer, a aprender e a refletir sobre novas coisas.
Isso pode até ser considerado difícil, mas também pode ser muito divertido, pois o conhecimento é uma aventura que leva a lugares e situações que nem sempre imaginávamos que pudessem existir!
A língua é um instrumento poderoso de comunicação entre as pessoas. É pensando assim que através das aulas de língua portuguesa, Editoração e Cultura baiana nas turmas de 7º, 8º e 9º ano dos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Manoel Novais,situada na cidade de Mirangaba-Ba.
Eu, Professora Laurisa Sobral Cajueiro em consideração a prática da leitura e escrita realizada dentro e fora da sala de aula, na tentativa de ajudar a desenvolver a competência comunicativa, discursiva, a capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, interessando-se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão nas modalidades reais e escritas.

Projeto Dia dos Pais

Em prol das famílias o projeto foi trabalhado de maneira criativa e diferenciado para comemorar o Dia dos Pais. Teve como objetivo levar pais, filhos e família a descobrirem, resgatarem e alimentarem os VALORES HUMANOS. No primeiro momento a professora Palloma, de Artes, apresentou e conscientizou as turmas. Em seguida, passo a passo, e com muita aceitação, iniciou o trabalho em sala de aula e cantina, tendo sua culminância na véspera do dia dos pais.
O licor trazia uma receita que continha os valores vividos pelos pais e filhos com naturalidade, graça e bom humor, sabendo sorrir habitualmente, serão atrativos e contagiosos para os filhos. A família, sob esta perspectiva, aparece como um museu vivo de valores. E não porque os pais enfeitam suas estantes com esse licor como se tratasse de um enfeite que, passivamente se deve admirar. Os valores familiares constituem, pelo contrário, dado irrefutável que vai unindo ao comportamento diário dos Pais e Filhos. Estes valores estarão também presentes na conduta dos filhos quando se tornarem pais amanhã.

FOTOS